terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Política fiscal geradora de empregos


O governador Roberto Requião destacou nesta segunda-feira (2) que a redução do ICMS para mais de 95 mil produtos de consumo popular, a vigorar a partir de abril, amplia a política fiscal criada pelo Paraná em janeiro de 2003. “Essa desoneração do consumo vem em boa hora. Em circunstâncias como a da crise, o estímulo ao consumo é vital”, disse Requião na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa.

“A equação é muito simples. A contração do consumo resulta na diminuição da produção, no desemprego, na redução da massa salarial. Logo, é o que temos que evitar. O círculo virtuoso da economia não pode ser interrompido”, completou. A diminuição do ICMS dos itens, segundo ele, é um capítulo a mais, “e certamente não o último, de uma política fiscal que abre mão do imposto em troca do emprego, do consumo, da produção”.

Requião recordou que em 2003, no início do seu segundo mandato, isentou em troca da geração de empregos os microempresários do pagamento de imposto e reduziu radicalmente o imposto das pequenas empresas. “Hoje, das 242 mil empresas cadastradas na Receita Estadual, 172 mil beneficiam-se da redução do ICMS”.

“Toda vez que um setor da economia precisa de ajuda, cortamos imposto. Tanto para aumentar a competitividade dos nossos produtos, quanto para diminuir o impacto de retrações de mercado”, informou. Dentro deste contexto, segundo Requião, o Governo do Estado cortou o ICMS da criação de frangos, da suinocultura, de fabricante de carrocerias, dos moinhos de trigo. “E dezenas de casos iguais”, frisou

Nenhum comentário: