segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Alta de 19,3% nas exportações de soja


As exportações de soja pelo Porto de Paranaguá tiveram alta de 19,34% nos sete primeiros meses deste ano. Foram 4,3 milhões de toneladas, entre janeiro e julho de 2009, contra 3,6 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado. O volume acumulado até agora já é superior ao total de soja exportada em 2008, quando foram embarcadas 4,1 milhões de toneladas do grão.

Na balança comercial do complexo portuário, os embarques de soja lideraram o ranking dos produtos que mais contribuíram para a receita cambial, com US$ 1,6 bilhão, ou seja, 21,7% do valor gerado no primeiro semestre deste ano. No ano passado, em igual período, a receita gerada pelas exportações do grão foi de US$ 1,4 bilhão, o que representou 11,2 % de participação.

Os embarques de soja contribuíram de uma maneira geral para o aquecimento das exportações de granéis sólidos no Porto de Paranaguá, segmento formado por produtos como farelos, milho e açúcar, além da soja. Entre janeiro e julho deste ano, houve aumento de 8,7% no total de granéis sólidos exportado. Foram 9,1 milhões de toneladas no acumulado de 2008, contra 9,9 milhões de toneladas no mesmo período de 2009.

2 comentários:

lucabi@bol.com.br disse...

Não sei até onde o sr gov esta comprometido com o uso da razão, mas se estiver não tardara em transformar a sociologia em matéria de estudo obrigatório nas escolas do paraná,a isto sim eu chamaria compromisso com o futuro!
lucabi brasil

mark disse...

se o sr reginadloo faria nao mandar dinheiro para mim eu vou deletar o que esta acontecendo eu quero muito dinheiro ja que ele nao quer como filho me da dinheiro