terça-feira, 23 de setembro de 2008

Carta de Puebla


A Carta de Puebla é resultado da Conferência Episcopal de 1979, realizada em Puebla de Los Angeles, no México

"A opção preferencial pelos pobres, expressa na Carta de Puebla, significa ter a vida como centro de qualquer projeto e assegurar aos mais necessitados o direito humano à vida em sua plenitude".

O Evangelho de Mateus que corrobora com os princípios da Carta de Puebla. “Pois tive fome e me deste de comer. Tive sede e me deste de beber. Era forasteiro de me recebeste. Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso e vieste ver-me. Então os justos lhe responderão: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te alimentamos, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos forasteiro e te recolhemos ou te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te ver? Ao que lhes responderá o rei — em verdade vos digo: cada vez que o fizestes a um desses meus irmão mais pequeninos, a mim o fizestes”.

“O assistencialismo não cabe como resposta de libertação. O que se quer é a promoção humana, a oportunidade do pobre ser protagonista de sua história. Trata-se de trabalhar pela esperança de um mundo melhor, um mundo de justiça, onde haja solidariedade, partilha”.

Nenhum comentário: