quinta-feira, 9 de outubro de 2008

INCLUSÃO DIGITAL PARA OS MAIS POBRES.


Programa de Inclusão Digital chega aos 70 municípios com IDH mais baixo - 09/10/2008

Com a inauguração dos telecentros Paranavegar nos municípios de Pinhão, Luiziana e Rancho Alegre D’Oeste, o programa de Inclusão Digital gerenciado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos já cumpriu seu principal objetivo: atender às principais comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. “Os 70 municípios paranaenses com baixo IDH já possuem salas de acesso à internet e aos programas de computador”, diz o secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Nizan Pereira.

A Celepar é a empresa responsável pela instalação e manutenção dos computadores e das redes de acesso nos telecentros. Os municípios de baixo IDH estão concentrados, principalmente, nas regiões do Vale da Ribeira e do Centro Expandido. “Os telecentros são um extraordinário instrumento de acesso ao conhecimento, com influência direta na melhoria de condições de vida das populações beneficiadas”, analisa Nizan Pereira.

Com a inauguração das três unidades no início do mês já são 135 salas de acesso. Em Pinhão o telecentro está localizado na rua João Ferreira da Silva; em Luiziana, na rua Rua Santo Alessi; e em Rancho Alegre, na rua Amapá. As três salas de inclusão digital ficam junto às bibliotecas cidadãs instaladas pelo Governo do Estado nas comunidades onde não existiam nenhum tipo de espaço cultural. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30.

Nenhum comentário: