quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Paraná Livre da Dengue.


Paraná está fora da área de risco de epidemia de dengue em 2009
Relatório divulgado pelo Ministério da Saúde apontou 20 Estados no País com risco de epidemia de dengue em 2009 e o Paraná não está na lista. Segundo o secretário da Saúde, Gilberto Martin, as ações desenvolvidas no Estado ao longo deste ano garantiram uma queda de 97% no número de casos da doença. Entretanto, o secretário faz um alerta. “Se baixarmos a guarda, corremos o risco de uma epidemia sim. Portanto, o poder público continuará mobilizado e precisamos que a população também continue fazendo sua parte, não deixando possíveis criadouros do mosquito”, esclarece.

O investimento nas ações desenvolvidas pelo Governo do Estado foi de R$ 5 milhões. Este recurso foi utilizado para diversos fins, como a compra de 30 camionetes equipadas com o fumacê e a capacitação de profissionais de saúde para agilizar o diagnóstico de casos da doença.

Outra ação realizada foi a parceria com diversos órgãos estaduais e municipais, como a Defesa Civil, o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), a Associação de Municípios do Paraná, e das Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e de Educação, entre outros.

O resultado é que até outubro deste ano o número de casos confirmados da doença foi 897. No ano passado, durante o mesmo período, houve 45.450 notificações, dos quais 24.566 foram confirmados. “A intensa participação de cada um desses órgãos atuando em diferentes áreas foi primordial para a conquista dos resultados atingidos pelo Paraná

Nenhum comentário: