quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Continua campanha e Petrobrás desliga-se do Ethos

Em meio ao seu envolvimento em uma campanha sórdida...
A Petrobras divulgou nota oficial pela qual comunica seu desligamento do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Na nota - com o título "Esclarecimentos sobre teor de enxofre e o óleo diesel S-50" - a Petrobras diz ser "alvo de uma campanha articulada" que "encontra respaldo no Instituto Ethos", que a acusa de não pretender atender a Resolução 315/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que entra em vigor em janeiro próximo.

Pela resolução, a partir de 1º de janeiro de 2009, as montadoras terão que fabricar seus veículos movidos a diesel com tecnologia que reduza a queima de enxofre do combustível para até 50 partes por milhão de enxofre (hoje, são entre 500 a 2000 partes por milhão de enxofre). Por sua vez, os postos têm que oferecer o chamado Diesel S-50, adequado a essa nova tecnologia automotiva, também a partir do próximo ano.

O objetivo da resolução é reduzir os males, como doenças respiratórios, causados pela alta concentração de enxofre e poluentes na atmosfera. No comunicado, a Petrobras deixou claro que essa resolução "não trata sobre composição de combustíveis (área em que ela atua), muito menos sobre teores de enxofre no diesel, e sim sobre nível de emissões que os veículos, produzidos no Brasil ou importados, deverão apresentar a partir de janeiro de 2009".

Na nota, a empresa afirma que "o grupo de pessoas que atua de forma deliberada e difamatória contra a Petrobras é composto por integrantes das Secretarias de Meio Ambiente dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo", além de algumas ONGs. Os dois Estados são governados pelo PSDB e a prefeitura paulistana por uma aliança entre ex-PFL-DEM-PSDB na qual os tucanos são majoritários.

"A ação politizada desse grupo promove a desinformação do público em geral e induz entidades sérias a cometerem erros de avaliação e decisão", afirma o comunicado. De mãos dadas, PSDB e DEM só criam coisas do tipo mesmo.

Mas, o mais importante é a verdade: a Petrobras já assumiu publicamente o compromisso de fornecer o óleo diesel S-50 a partir de janeiro. Por isso fez muito bem ao se desligar do Instituto Ethos. Aliás, cadê a ética desse instituto? Será que virão a público admitir esse erro? É ver pra crer.

NOTA AGÊNCIA PETROBRÁS DE INFORMAÇÃO
http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=5932

Um comentário:

Anônimo disse...

Vou instalar meu jornal em Mafra/SC, porque em Rio Negro/PR o jornalista Roberto Requião não vai me ajudar a contratar jornalistas para minha empresa. Enquanto isso, a descentralização de LHS publica comerciais inclusive nos jornais pequenos como o meu.
Não sobrevivo de governo municipal, porque estes merecem ser avaliados pela imprensa a todo o momento e não há como avaliá-los se eles estiverem investindo em mídia.
Portanto, gostaria muito de pedir para o nosso governador do Paraná que pare de sucatear a pequena mídia, hoje em dia tão necessária.

Luciano Weber - (47) 9918-8837