segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

A crise financeira que o mundo atravessa é a crise da superestrutura financeira criada ao longo de 25 anos, disse neste domingo (7) o economista Carlos Lessa, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Lessa explicou que o mercado financeiro movimenta 130 trilhões de dólares em ativos primários e outros prováveis 540 trilhões de dólares em derivativos financeiros. É um volume assustadoramente descolado da riqueza acumulada pela economia real — a soma dos Produtos Internos Brutos de todos os países soma apenas 60 trilhões de dólares.

“Diante disso, faço uma pergunta — Essa crise deixará que tipo de organização financeira para o mundo? E ainda outra — como o mundo tratará geopoliticamente essa crise? Haverá organizações de cooperação internacional sólidas e equipadas, ou haverá pelo contrário o renascimento de projetos nacionais?”, questionou o economista, um dos idealizadores do seminário “Crises — Rumos e Verdades”, organizado pelo Governo do Paraná no Canal da Música, em Curitiba.

Nenhum comentário: