sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Economia do Paraná deve subir 5,8% em 2008


O Produto Interno Bruto (PIB), que mede o valor final dos bens e serviços produzidos, deve crescer 5,8% em 2008 no Paraná, de acordo com estimativa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O PIB paranaense deve superar o brasileiro, estimado em 5,2% pelo Banco Central.

A projeção do Ipardes para o PIB do Estado é um pouco menor que o crescimento de 2007, estimado em 6%, pois já reflete sinais da crise financeira global nesse último trimestre. Ainda assim, o desempenho paranaense superior à média nacional demonstra que a economia estadual apresenta melhores condições para a superação de situações adversas.

“O importante é que o bom desempenho econômico do Paraná tenha reflexos sobre a população”, analisa o presidente do Ipardes, Carlos Manuel dos Santos, que lembra que o Estado gerou mais de 160 mil postos de trabalho com carteira assinada nos 10 primeiros meses do ano. “É o melhor desempenho paranaense para o período e representa quase 10% do emprego gerado em todo o Brasil no mês de outubro”, destaca.

Nenhum comentário: