sexta-feira, 7 de novembro de 2008

É PRECISO QUEBRAR AS BARREIRAS.

A quebra das barreiras alfandegárias que existem entre os Estados do Sul e os países de fronteira - Paraguai, Argentina e Uruguai - foi proposta nesta sexta-feira (7) pelo governador Roberto Requião durante a Rodada de Integração Produtiva dos Governadores e Prefeitos do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul: Eixo Sul, realizada em Foz do Iguaçu. O evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu, alem de estratégias de integração regional, ações de cooperação na área da agricultura e turismo.

“Algumas compensações no Brasil seriam necessárias, mas estaríamos viabilizando a integração”, explicou o governador do Paraná. “Do peso do PIB nacional pouca coisa seria abduzida, mas absorveria as possibilidades de exportação da economia paraguaia, argentina, chilena, uruguaia e de todos os países sul-americanos”, avaliou. Segundo Requião, as compensações seriam em terras para setores brasileiros que poderiam vir a ser prejudicados, mas haveria a viabilização do Mercado do Sul.

Requião também destacou a necessidade de se criar uma cidadania sul-americana e, nesse processo, eventos como a Rodada de Integração são fundamentais. “Este fórum é uma das coisas mais importantes que temos na agenda do Paraná, do Brasil e dos países da América Latina. Estamos em um trabalho persistente de construção da cidadania sul-americana, uma tentativa definitiva de unificar os processos culturais, preservando características nacionais, mas construindo definitivamente a cidadania sul americana”, afirmou.

“Temos que construir um novo modelo de relacionamento inspirado no Mercado Comum Europeu, mas fundamentalmente gerado a partir de reuniões como esta”, defendeu ainda Requião ao ressaltar que espera que a Rodada de Integração Produtiva seja o primeiro passo de uma grande caminhada.

Nenhum comentário: