terça-feira, 18 de novembro de 2008

QUATRO MOTORES


Governadores instituem a rede Quatro Motores para o Mercosul, o governador Roberto Requião assinou nesta segunda-feira (17), durante o seminário Cooperação Fronteiriça, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, o protocolo de intenções para a institucionalização da rede latino-americana do projeto “Quatro Motores do Mercosul”. A iniciativa cria uma rede, formada pelo Conselho de Desenvolvimento do Extremo Sul (Codesul/PR), os departamentos de Alto Paraná (Paraguai) e de Rivera (Uruguai) e a província de Córdoba (Argentina), para atuar em áreas como meio ambiente, economia, cultura e educação.

A experiência foi baseada no “Quatro Motores para a Europa”, que existe há 20 anos, e é composto pelas regiões de Rhône-Alpes (França), Baden-Württenberg (Alemanha), Lombardia (Itália) e Catalunha (Espanha). “A relação do Paraná com a França já é consolidada. É uma relação de troca de conhecimento, de processo cultural. Neste momento de crise, o que o Brasil precisa é de aprofundamento no seu crescimento tecnológico”, afirmou Requião. Segundo o governador, só existe desenvolvimento com o crescimento industrial. “O Paraná aposta no desenvolvimento de ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico”, completou.

O “Quatro Motores para o Mercosul” prevê a melhoria das infra-estruturas entre as regiões, particularmente nos campos das telecomunicações e das comunicações; o aprofundamento da cooperação nos domínios cultural, técnico, científico e tecnológico; a representação dos interesses econômicos e científicos comuns, dentro e fora do Mercosul; e a cooperação para o desenvolvimento, com a multiplicação de convênios interinstitucionais.

De acordo com o secretário do Codesul/PR e coordenador do projeto, Santiago Martín Gallo, o objetivo fundamental é conhecer novas tecnologias por parte desses quatro motores europeus e colaborar no princípio da solidariedade com as regiões mais necessitadas do Mercosul. “As áreas fundamentais são investimento, comércio, ciência, tecnologia, cultura, meio ambiente e agricultura. Junto com Paraguai, Uruguai e Argentina vamos atender a mais mercados, vender mais produtos, gerar mais empregos e renda”, relatou.

Nenhum comentário: